Palestrantes

  • Alan Dubner

    Tema

    Empresário e executivo de Marketing formado pela FGV com experiência em diversas áreas: gestão pública, educação à distância, consultoria empresarial, tecnologia da informação e comunidades virtuais. Participou da implantação do primeiro curso de EAD do Senac, curso de Pós-graduação em e-Business, como idealizador, mentor e tutor. Foi representante do Brasil na ONU para questão de inclusão digital (UN ICT Task Force). Foi representante da Forrester Research no Brasil. Criou em 2000 um dos sistemas mais eficazes de Cidades Digitais, o conceito de Municípios Digitais, implantando o piloto www.itu.com.br que se tornou referência. Participou da elaboração do Livro Verde pelo Ministério do Planejamento. Vencedor do primeiro concurso de design digital da Bienal de Design. Consultor do governo Federal por 6 anos – Casa Civil, Planejamento e Ministério da Educação. Foi diretor da Sociedade da Informação (Socinfo).
    Empreendedor e criador de empresas como: Spring Sport (Surf Shop), Sun Spots (confecções), Vimape (importação de componentes eletrônicos), JCTM (consultoria em marketing Industrial), Mind Marketing Industrial (consultoria empresarial), Cybermind (consultoria de Marketing e Comunicação Interativa) e de organizações não governamentais como a ADD (Associação Desportiva para Deficientes) e a Via Pública. Co-autor do Dicionário de termos de Marketing. Possui centenas de artigos publicados em jornais e revistas especializadas. Conferencista sobre Mídias Sociais, Marketing Digital e Tecnologia da Informação, tendo ministrado palestras, cursos e treinamentos de negócios para diversas empresas que se tornaram suas clientes ao longo dos anos: Natura, Gessy Lever, IT Mídia, Fleishman Royal, Philips, Bayer, Dupont, Kaiser, USP, Dow Corning, FAT, Mega Sistemas, Empresas Maggi, Freeway Brasil, Interchange, Kraft, entre outros. Certificado em Customer Experience Management (CEM+™) pela ShaunSmith+Co.

    Artigo: Internet elege Obama

  • Anicleide Zequini

    Tema

    Graduada em Sociologia (IFCH/UNICAMP,1983). Aperfeiçoamento em Antropologia (IFCH/UNICAMP,1984). Especializada em Arquivologia pelo Instituto de Estudos Brasileiros/USP e Centro Memória/UNICAMP (1988).
    Mestrado na linha de História Social do Trabalho (IFCH-DH/UNICAMP, 1992) e Doutorado em Arqueologia (MAE/USP,2007). Atualmente é Especialista em Documentação do Museu Paulista da Universidade de São Paulo desde 1992. Atua nas áreas de História e Arqueologia, nas áreas de documentação arquivistica, patrimônio cultural, história da técnica e tecnologia, história social do trabalho (interior paulista), séculos XIX-XX.

    Artigo: Tietê: O rio das fábricas

  • Armênio Guedes

    Tema

    Armênio Guedes, jornalista e ex-dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi secretário de Luis Carlos Prestes. Entrou na Gazeta Mercantil pela política e saiu pela "falta" de política. Aos 90 anos de idade, um dos decanos da imprensa brasileira, era secretário da Gazeta. Durante anos, editou a coluna "Nomes & Notas".

    Artigo: Memória e Política (Nos 90 Anos de Armênio Guedes)

  • Cadu Lemos

    Tema

    Treinador e agente de mudanças altamente especializado na melhoria de desempenho nas organizações através do desenvolvimento das pessoas, liderança e integração das equipes, realizando workshops e vivências para grupos corporativos. Atuou em agências de propaganda e marketing direto e de relacionamento nos grupos Ogilvy & Mather e Young & Rubicam. Foi diretor de marketing de varejo do Banco Nacional e Diretor de Serviços a Clientes do Grupo Vale Refeição. Criou e dirigiu a Indicator Performance, divisão da Indicator Pesquisa de Mercado dedicada ao diagnóstico de qualidade no atendimento a clientes, utilizando técnicas de satisfação de clientes, brand equity e "mystery shop", o cliente misterioso. Foi Diretor de Atendimento da Wunderman, braço de marketing de relacionamento do grupo Young & Rubicam atendendo diretamente a clientes como IBM, BCP (Claro), C&A e SKY. Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Telemarketing. Palestrante internacional é co-autor dos livros "Laboratório de Marketing" da Editora Nobel e “Dominando Estratégias de Negócios” da Prentice Hall/Pearson Publishing. Articulista de alguns dos principais veículos da área de marketing e comunicação.
    Foi professor dos MBA’s da Fundação Dom Cabral e IBMEC, além de ministrar aulas de marketing para a ESPM e FGV.
    Cadu tem desenvolvido e integrado equipes com atividades pouco convencionais para clientes como: YAHOO! VISA, Visanet, Banco ABN Real, Microsoft, Folha de São Paulo, IBM, Pirelli, CTBC Telecom (Grupo Algar), Dixie Toga, Citibank, Rayovac, Alpargatas, Accor Hotels, Votorantim, FIAT, Credicard, Redecard, Unibanco, Syngenta, VR entre muitos outros.
    Certificado em Customer Experience Management (CEM+™) pela ShaunSmith+Co.
    Certificado como coach, facilitador e professor de Eneagrama (ferramenta de tipologia psicológica) por David Daniels (Stanford) e Ginger Lapid Bogda Phd.
    Membro da Corporação Tribal.

    Artigo: O futuro da internet é o passado

  • Camila Bertolazzi

    Tema

    Estudante do sexto semestre de Jornalismo da Universidade de Sorocaba. No 1º ano de faculdade entrou para a equipe de Comunicação do www.itu.com.br. Dois anos depois tornou-se responsável pela edição do portal de notícias de Itu, onde tem mais de 50 reportagens assinadas. Camila também assina uma coluna sobre Esportes intitulada “Visão Feminina”.

    Participou de dois cursos relacionados ao jornalismo:
    > Semana Estado de Jornalismo, promovida pelo jornal Estado de São Paulo
    > Jornalismo Esportivo e Geral, com o locutor da Jovem Pan Nilson César

    Desde pequena, sempre soube que queria ser jornalista, e é completamente apaixonada por essa vida!

    Artigo: Jornalismo na veia

  • Carlos Piazza

    Tema

    Carlos Piazza é profissional com 32 anos de experiência em marketing e comunicação integrada, trabalhou em cargos diretivos de grandes corporações nacionais e internacionais, do segmento de marketing de serviços. Geriu diversos eventos corporativos, mercadológicos e de incentivo na Espanha, França, Estados Unidos, Turquia, Escócia, Itália, República Tcheca, Hong Kong, Cingapura e Brasil. Atualmente atua como Superintendência de Comunicação da Light SA. Gere, também, programas de intercâmbio com a comunidade financeira e de imprensa brasileira, nos Estados Unidos e França. Aos 48 anos, formado pela ESPM, leciona marketing integrado nos cursos de MBA na Universidade Federal do Paraná e palestrou em Paris, Madrid, Barcelona, Istambul, Nova Iorque e Chicago.

    Artigo: Ambientes Virtuais: O Futuro do Branding Online

  • Deborah Dubner

    Tema

    Oito anos de experiência em jornalismo digital, gestora de conteúdo e formadora de diversos profissionais no jornalismo digital. Participou da implantação do primeiro curso de e-learning no SENAC como tutora e mentora do curso de pós graduação em e-business durante dois anos (2001-2002), desenvolvendo com os alunos as habilidades interpessoais, liderança e empreendedorismo. Vem promovendo o jornalismo 2.0 através de seus artigos, textos, treinamentos, com ênfase em formação de rede, mídias sociais e comunidades virtuais.
    Escritora, é autora e co-autora de 4 livros. Co-criadora e editora do Jornal do Turista de Itu. Editora responsável por edições especiais de revistas de educação. Durante dois anos escreveu semanalmente no Jornal Periscópio (principal jornal da cidade). Tem centenas de artigos publicados em jornais, revistas e sites, onde atua também desenvolvendo trabalhos de fotojornalismo.
    Psicóloga pela PUC-SP, atuou durante 10 anos no mundo corporativo, em Recursos Humanos, Gestão de Qualidade e Comunicação Empresarial. Atuou 2 anos como consultora da Generative Leadership Group (GLG). É psicodramatista formada pelo Instituto de Psicodrama JL Moreno e tem experiência com coaching virtual.
    É criadora do portal www.itu.com.br.

    www.deborahdubner.com.br

  • Fabio Steinberg

    Tema

    Formado em Administração e Jornalismo, é consultor em comunicação empresarial. Em seus 35 anos de carreira profissional, destacam-se 18 anos na IBM Brasil, dez dos quais dedicados à área de relações com a imprensa. É desta fase a realização de quatro encontros internacionais de Jornalismo da IBM – considerado referência na comunicação empresarial brasileira.
    A seguir, por três anos, atuou como Diretor de Comunicação da AT&T Brasil, contribuindo para a difusão da marca no país. Foi por mais de dois anos presidente da filial brasileira da Hill & Knowlton, uma das maiores empresas de relações públicas, antes de ocupar o cargo de Diretor de Relações Externas da Rede Globo de Televisão, seu último trabalho vinculado a empresas.
    Como consultor em comunicação empresarial, com foco em desenvolvimento e implementação de estratégias, ações institucionais e de marketing, relações com a imprensa e gerenciamento de crise, atende desde multinacionais até empresas nacionais de todos os portes. Apóia também, de forma personalizada, a comunicação pessoal de executivos e personalidades, que inclusive desde o desenvolvimento de mensagens e conteúdo, até o treinamento para se relacionar efetivamente com a mídia.
    É autor do livro Ficções Reais (editora Campus) e colaborou em A Organização Por Trás do Espelho – Reflexos e Reflexões, de Fela Moscovici (José Olympio Editora). Escreve com freqüência artigos publicados na imprensa. Foi responsável por uma coluna durante um ano na revista Exame, onde faz eventualmente resenhas de livros de negócios. Além de consultor, Fábio dedica parte do tempo a conferências sobre comunicação e gerenciamento de crises

    www.steinberg.com.br

  • José Marcio Mendonça

    Tema

    José Marcio Mendonça é jornalista e analista de política nacional do Podcast VoIT. Comentarista político; editou o Caderno de Sábado, o suplemento de Cultura do Jornal da Tarde e foi chefe de redação da sucursal de Brasília dos jornais: O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde. Apresenta: A Palavra de Quem Decide na Rádio Eldorado e escreve para o Portal Estadão e no Blog: A Política como Ela é. É diretor do "Instituto Iniciativa Cultural". Apresenta um programa de música brasileira na Internet "Conexão MPB". É consultor.

    Artigo: O Brasil e seus vizinhos

  • Manoel Fernandes

    Tema

    Manoel Fernandes tem 39 anos e trabalha há 21 como jornalista. Trabalhou por oito anos na Veja onde foi repórter na sucursal do Recife e no Rio de Janeiro, chefe da sucursal de Salvador e editor-assistente e colunista de tecnologia da Revista. Trabalhou ainda na Forbes Brasil, Istoé Dinheiro, coordenou a editoria de E-Commerce e foi diretor de redação da Revista Nacional de Telecomunicações (RNT). Lançou em 2002 a primeira publicação digital diária de negócios e tecnologia do País, BITES, tornando-se Publisher da revista. Hoje é um dos sócios da W3 Editora e atua como BPO (Business Process Outsourcing) de Web 2.0 para clientes corpoorativos.

    www.bites.com.br/

  • Marcelo Coutinho

    Tema

    Marcelo Coutinho é professor da disciplina Comunicação e Negócios na Era Digital, da pós-graduação Latu Sensu em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.
    É também diretor-executivo do IBOPE Inteligência. Foi diretor de Marketing e Serviços de Análise do IBOPE/NetRatings, diretor de Pesquisa do Zoom Media Group (EUA), pesquisador-visitante no Grupo de Tecnologia da Informação da Universidade Harvard, gerente de Marketing e editor-assistente da Agência Estado, assessor de comunicação do PSDB de Santa Catarina e da Prefeitura de São Paulo, e assistente de pesquisa no CEBRAP.
    É autor de dezenas de artigos sobre marketing e tecnologia, incluíndo o capítulo sobre o Brasil nas edições de 2001 e 2002 do Global Information Technology Report (World Economic Forum) e autor ou co-autor dos livros "São Paulo, trabalhar e viver" (1989), "Marketing Eleitoral" (1988) e "O Mundo dos Jogos" (1984).
    Como redator free-lance, publicou inúmeras de crônicas e relatos de viagem pela Índia, Nepal, Patagônia e Paquistão, além de entrevistas sobre Globalização e a Nova Ordem Mundial com o Dalai Lama do Tibet e Noam Chomsky.
    Marcelo é Doutor em Sociologia (USP), bacharel em Publicidade (USP) e bacharel em Administração (FGV).

    Artigo: O R.MIX da propaganda

  • Mylton Ottoni

    Tema

    Mylton Ottoni é proprietário da Editora Ottoni. Foi professor no atualmente chamado Ensino Fundamental e exerceu também o cargo de Diretor em escola da rede estadual. Atuou na área da Educação por dezessete anos quando resolveu afastar-se para dedicar-se ao seu negócio. Passou a atuar como empresário. Foi desta forma que a Ottoni Editora nasceu tornando-se hoje um marco editorial no interior paulista colocando Itu no mapa editorial brasileiro.
    É sócio efetivo do IHGGSorocaba e há pouco tomou posse na Academia de História Militar Terrestre como forma de reconhecimento pela sua importante atuação frente ao resgate histórico através da literatura. É membro do Rotary Clube de Itu onde já exerceu o cargo de presidente. É ainda grande incentivador da Academia Ituana de Letras.Por ser natural de Cabreuva, recebeu em 1995 o título de cidadão Ituano e em 2006 o de cidadão Sorocabano, pelo resgaste de seus livros históricos.Foi agraciado com a medalha Erotides de Campos pela sua cidade natal Cabreuva, pela medalha Aloísio de Almeida por Sorocaba e pela comenda "Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos", pelo governo do estado de São Paulo, também pelo trabalho desenvolvido e que desenvolve no resgate da História Regional.
    Já editou 600 livros, com temas diversificados

    Artigo: Os índios em Itu.

  • Olga Sodré

    Tema

    Olga Sodré trabalha como psicóloga clínica, é doutora em filosofia (Paris - Sorbonne), com tese sobre a filosofia indiana, e doutora em psicologia clínica, pela PUC-Rio, com tese sobre o diálogo inter-religioso monástico. Olga também tem como título um pós-doutorado em filosofia (Instituto Católico de Paris), um pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da UERJ, e integra o Grupo de Trabalho Psicologia e Religião da ANPEP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação).
    A psicóloga foi consultora, pesquisadora e professora, em diversas instituições brasileiras e estrangeiras, entre elas: Divisão de Política Científica (UNESCO), Laboratório de Psicologia Social (EHESS - Paris), Associação de Prevenção da Delinqüência (DASS - Paris) e Faculdade de Ciências Humanas Clínicas (Paris VII - Sorbonne). Olga atuou como Diretora de Esportes, Recreação e Lazer da Secretaria de Desenvolvimento Social (RJ), professora na PUC-RJ e na UEG (atual UERJ).

  • Pollyana Ferrari

    Tema

    Pollyana Ferrari é Jornalista, Doutora em Comunicação Social pela USP, consultora web em arquitetura da informação e mídia social. Professora da PUC-SP e autora dos livros "Jornalismo Digital", "Hipertexto, Hipermídia", ambos editados pela Editora Contexto.

    www.polipress.com.br

  • Roberto Mayer

    Tema

    Roberto Mayer é presidente da ASSESPRO (mais antiga associação de empresas no Brasil TI estabelecida 1976), em São Paulo, sócio eResearch e colunista da Information Week Brasil, publicando opiniões sobre as tendências do mercado TI. É o atual diretor presidente da MBI, empresa focada na geração de informações sobre e para o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC).
    Já foi diretor Secretário na ASSESPRO em São Paulo, professor MBA da USP FIA, Professor do Departamento Ciências da Computação da USP (Universidade de São Paulo) e gestor de TI do Banco Real.

    www.rocmayer.com

  • Rodrigo Azevedo

    Tema

    Rodrigo Azevedo é presidente e criador do portal Comunique-se, a maior comunidade online de jornalistas do Brasil, que completou sete anos em setembro.

  • Rodrigo Tomba

    Tema

    Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), com MBA em Comunicação Corporativa pela ESAMC e trabalhos acadêmicos pioneiros sobre o web jornalismo desenvolvidos na PUC e no curso de “Mídias Digitais e Economia da Informação” na ECA-USP. Possui diversas experiências em mídias digitais, tendo trabalhado como coordenador de equipes de criação e desenvolvimento de home pages, e de equipes e redações de sites de conteúdo jornalístico. Também já trabalhou como repórter em revistas e jornais, assessor de imprensa, assessor político e produtor televisivo.

    Artigo: "Sem jamais perder a ternura"